Na aula do dia 02 de abril, as educandas da 3ª série do Curso de Formação de Docentes passaram por uma experiência divertida e prazerosa ao brincarem no playground da Unidade Educacional.


A atividade foi proposta, no Componente Curricular “Trabalho Pedagógico na Educação Infantil” porque, além de estarem estudando sobre a importância do brincar nas aprendizagens destinadas a este nível de ensino, as educandas também estão se preparando para a tão esperada regência.

Sabe-se que na Educação Infantil, toda aprendizagem deve passar pelo corpo, tal qual pela mente, pois as crianças pequenas desenvolvem-se muito bem pela experimentação, imitação e conhecimento de si e do outro, por meio de brincadeiras e jogos lúdicos. E, para tanto, as educandas proporão às suas turmas de estágio “brincadeiras pedagógicas”, ou seja, algo divertido, mas que possa estar contribuindo para o desenvolvimento de habilidades importantes, tais como a cooperação, a socialização, coordenação motora, entre infinitas possibilidades.

Então, se o Componente Curricular visa a formação de educadores, para o trabalho com Educação Infantil, nada mais coerente do que mostrar, na prática, como aprender brincando é mais divertido e eficiente.

Assim, ao passarem por um circuito, no “play”, certamente as educandas/estagiárias sentiram na pele aquilo que proporão às crianças em seus estágios; comprovando, por meio de seus largos sorrisos e gargalhadas durante a brincadeira, que brincar e aprender são importantes, mas quando vêm juntos, tornam tudo mais prazeroso.





Galerias

Brincar e Aprender, Brincar para Ensinar...

Ver galeria

3539035389353883538635385