Na noite desta quinta-feira, 18 de outubro, as turmas dos 5ºs anos do Colégio Sagrado Coração de Jesus, em Curitiba, apresentaram às famílias o produto final do Projeto 2020, com o tema “A imigração no Brasil - Porque o amor não pode ter fronteiras!”.

A apresentação foi fruto de um trabalho bastante amplo, que vem sendo desenvolvido pelas equipes há, mais ou menos, 3 meses. Nela, puderam ser apreciadas atividades referentes à imigração dos povos alemães, italianos, poloneses, indianos, portugueses e espanhóis ao Brasil, assim como a valorização dos povos indígenas, o grupo nativo.

Para se chegar a este lindo resultado - a mostra dos trabalhos - os educandos desenvolveram diversos estudos e pesquisas, relacionados à chegada destes grupos ao nosso país, como foi e onde aconteceu o estabelecimento dos mesmos; quais as contribuições culturais que trouxeram com eles, e que hoje fazem parte da nossa cultura; curiosidades sobre a atualidade desses países, tais como atual presidente, população, futebol, entre outras características que acharam que contribuiriam para o conhecimento desses povos.

Ao pesquisarem sobre as comidas típicas, cada equipe escolheu um alimento, que seria servido ao público no dia da mostra. Nesse momento, conheceram as histórias dos mesmos, assim como o seu modo de preparo, o que levou algumas famílias, inclusive, a trabalharem juntas para a execução do prato.

Aproveitamos para ressaltar a importância do trabalho desenvolvido no resgate de tantas histórias... Histórias de tantas famílias! Que se reencontraram, que recordaram e que resgataram o valor de seus ancestrais.

Nós, educadoras e Equipe Pedagógica, gostaríamos de parabenizar e agradecer educandos e famílias pela colaboração e alegria na participação desse projeto. Sem vocês nada disso teria sido como foi, um sucesso!


Galerias

Mostra de Trabalhos dos 5ºs anos - Plano 2020

Ver galeria

Mostra de Trabalhos dos 5ºs anos - Plano 2020

Ver galeria