Com o retorno às aulas volta também a preocupação dos pais em como montar uma lancheira saborosa e saudável. Essa é uma tarefa difícil, crianças em idade escolar já demonstram suas preferências alimentares e muitas delas ignoram frutas e opções mais saudáveis e preferem salgadinhos, bolachas recheadas e refrigerantes.

Fazer com que a criança aceite estas trocas não é tarefa fácil, mas com um pouco de criatividade e paciência os pais conseguirão convencer seus filhos a aderirem a estas novas práticas.

Se seu filho quer levar um lanche não muito nutritivo negocie com ele um dia da semana, e nos outros dias mande frutas, cereais e opções mais saudáveis.

Nessa fase a alimentação exerce grande importância na sua saúde, pois é um período de rápido crescimento e grande gasto energético além de ser  necessária para o bom desenvolvimento físico e intelectual da criança, por isso o lanche deve conter alimentos de todos os grupos alimentares.

O lanche escolar é uma refeição intermediária, que serve para dar energia à criança entre duas refeições principais.  O ideal é que contenha uma porção de carboidratos, para fornecer energia; uma porção de lácteos, que tem proteínas; uma porção de frutas  ou legumes, responsáveis pelas vitaminas, fibras e minerais; e uma bebida , para hidratação.

Do outro lado, pães brancosrefrigerantessalgadinhos – especialmente os fritos – e doces desequilibram a balança. Apesar de fornecerem energia, estes alimentos contêm pouco além das chamadas “calorias vazias”, esses alimentos também são ricos em gordura trans, que aumentam os níveis de colesterol LDL e diminuem os níveis de HDL (colesterol bom). Nutricionalmente, eles são só sal, açúcar e gordura e seu consumo elevado aumenta os riscos de um quadro de obesidade infantil, além de outros inúmeros problemas de saúde.

 

Para os pais que não dispõe de tempo necessário para  preparar esse  lanche, a solução é procurar nos supermercados, felizmente existem hoje algumas opções razoavelmente saudáveis, basta saber escolhê-los.

 

Algumas dicas poderão ajudar neste momento:

·       -  Escolha cereais e produtos integrais em vez de produtos de grãos refinados. Troque o pão branco do sanduíche pelo integral e prefira os cookies integrais aos biscoitos recheados. Bolos simples sem recheio também são boas opções.

·         -     Sempre que possível prefira sucos naturais.

·         -     Procure variar as opções de lanches para evitar a monotonia.

·         -     No lanche sempre deve ter uma fruta.

·         -    Coloque sempre uma garrafinha de água na mochila de seu filho.

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·         Para manter o suco ou a água geladas uma ideia é congelar antes de mandar para a escola, assim a bebida permanecerá resfriada por mais tempo.

 

Fonte: Larissa Meira