Durante a semana, os educandos da 1ª série do Curso de Formação de Docentes, foram instigados a responder o que conheciam pelo conceito de coordenação motora, definida como: “Controle de movimentos rudes (pular, correr, rastejar, praticar um esporte) e delicados (manipulação de objetos com mãos, movimento de pinça, de recortar...), na qual são utilizados músculos grandes (ampla) ou pequenos (fina). Interação entre os sistemas muscular, esquelético, nervoso e sensorial”. 

Durante o estudo teórico, vimos outras definições e a caracterização de cada modalidade de coordenação motora: ampla, fina e óculo-manual. 

Em um segundo momento da aula, os educandos participaram de atividades práticas, idealizadas para turmas da Educação Infantil, na qual puderam vivenciar as diferentes modalidades de coordenação motora: 

Ampla: pega-pega com os grampos, movimentos de equilíbrio, atividades simbólicas com o material e desafios de passar por cima e baixo de uma “teia de aranha”.

Fina: pintar os grampos de roupa e realizar os movimentos de pinça.

Óculo-manual: Desafio no qual equilibraram em banco, até chegar a um “varal”, na qual deviam prender seus grampos. 

Para o curso, é muito importante participar de vivências pensando nos grupos em que irão atuar (Educação Iinfantil e Fundamental I), além de aproximar a teoria da prática. Parabéns turma! 




Galerias

Curso de Formação de Docentes: Aprendizagem significativa, teoria e prática.

Ver galeria

4012240121401204011940118401174011640114401134011240111401094010840107401064010540104401034010140100