É possível aprender Geografia decorando bolo? Sim, é possível! Os educandos do 4º ano do Colégio Sagrado Coração de Jesus, de Curitiba/PR, participaram de uma atividade avaliativa divertida e muito saborosa na tarde de ontem (02).

Na Cozinha Experimental, um do Espaços de Aprendizagem da Unidade Educacional, eles decoraram um bolo com base no Relevo Brasileiro, objeto de estudo do componente curricular de Geografia.

As turmas foram divididas em grupos e cada integrante ficou responsável por uma função, entre levar o bolo, o chantilly, doces para decorar e as placas indicativas. Depois, as educadoras Adrielle Goulart e Marcia Bittencourt explicaram a atividade, que teve três fases.

Na primeira, os educandos fizeram desenhos que serviram de esboço para a decoração do bolo e que, consequentemente, reforçaram o conhecimento das turmas sobre o tema estudado. Depois, cada grupo decorou o seu bolo utilizando os materiais comestíveis que trouxeram, de maneira a representar os rios e os principais tipos de relevo (depressão, montanhas, planície, entre outros). Por fim, os grupos puderam degustar e se deliciar com suas criações.

A atividade avaliou a criatividade dos educandos, bem como a compreensão do conteúdo, a coerência da decoração com a teoria e a aplicação dos conhecimentos construídos no decorrer do processo.

Veja um pouco de como foi esta atividade nas galerias abaixo:




Galerias

Aula de geografia na Cozinha Experimental - 4º ano (2)

Ver galeria

Aula de geografia na Cozinha Experimental - 4º ano (1)

Ver galeria