Corda, bolinhas de gude, pião e telefone sem fio. Talvez muitas crianças de hoje em dia, nascidas no século XXI, sequer saibam como estas brincadeiras divertiam os que eram crianças nos anos 90, 80, 70. Nesta era tecnológica e violenta, em que crianças sequer conhecem o vizinho de apartamento, as brincadeiras de rua ou sem equipamentos eletrônicos estão cada dia mais escassas.

Estas brincadeiras estão registradas no livro paradidático “Folclorices de Brincar”, das autoras Mércia Leitão e Neide Duarte, com ilustrações de Ivan Cruz. O livro foi a base do Planejamento 2020 da turma do Infantil III do Colégio Sagrado Coração de Jesus, Unidade Educacional do SAGRADO – Rede de Educação localizada em Curitiba/PR.

Neste projeto, as crianças puderam vivenciar de forma saudável as brincadeiras infantis já esquecidas no mundo atual, entre elas: pular corda, bolinhas de gude, pião, soltar pipa, brincadeiras de boneca, aviões de papel, cavalo de pau, telefone sem fio e amarelinha; e adquirir novos conhecimentos, catalogados nas memórias de seus pais, avós e tios.

Como evento de encerramento, os familiares dos educandos vieram até o Colégio para prestigiar os trabalhos desenvolvidos pelas crianças ao longo do projeto e, junto delas, pintar uma obra de arte para retratar os momentos de brincadeiras vivenciados.

Os pais também participaram com os filhos, de um delicioso piquenique sobre uma bonita toalha de retalhos, que representou os vínculos afetivos que se entrelaçaram neste projeto.




Galerias

Ateliê Sagrado "Um Olhar Infantil" 3

Ver galeria

Ateliê Sagrado "Um Olhar Infantil" 2

Ver galeria

Ateliê Sagrado "Um Olhar Infantil" 1

Ver galeria