Inovação, criatividade, conhecimento e muita diversão. Esse foi o resumo da 3ª RIP, a Reunião Integrada Pedagógica, que aconteceu no último sábado (01) no Colégio Sagrado Coração de Jesus, em Curitiba. Na RIP, todos os educadores, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, se reúnem para compartilhar experiências, conhecimentos; recebem uma formação continuada para se desenvolverem sempre mais e oferecerem o seu melhor em sala de aula.

Na RIP deste terceiro trimestre, os educadores se transformaram em educandos e vivenciaram a Cultura Maker, uma das grandes novidades do SAGRADO – Rede de Educação para 2019. A Cultura Maker é um movimento que acredita que qualquer um pode criar, modificar ou produzir objetos a partir de coisas simples e do conhecimento pessoal. É uma espécie de “Faça Você Mesmo” (Do It Yourself – DIY em inglês; por isso o “maker”, que significa “fazer”) que tem como objetivos despertar a criatividade, desenvolver habilidades e impulsionar a inovação.

Os educadores foram divididos em 9 grupos e cada um recebeu uma bolsa com itens simples, como canudos, papel, palitos de madeira, embalagens, etc. Cada equipe teve que desenvolver um objeto pré-determinado pelo Serviço de Orientação Pedagógica, SOP, e para isso, eles deveriam utilizar os materiais que tinham na bolsa. Foi preciso aliar a imaginação aos conhecimentos e habilidades pessoais de cada um.

Além disso, os grupos tinham que documentar toda a produção do objeto por meio de vídeo e foto e apresentar o produto para todos os participantes no encerramento do evento. Todos os grupos conseguiram desenvolver seus projetos de maneira brilhante! Os itens a serem criados e os materiais utilizadas foram:

  • uma roda, com palitos de sorvete, barbante e caixas de ovo;
  • um moinho, com pote de plástico, tampa de garrafa e canudos;
  • um caleidoscópio, com lâminas de papel celofane;
  • uma folha de papel a partir de sementes e cola;
  • uma ponte, com palitos de madeira e canudos;
  • uma bússola, com ímã e agulha;
  • uma barra de sabão, com soda cáustica, óleo de cozinha e sabão em pó;
  • uma paraquedas com copos plásticos, pedaços de TNT, sacolas, bonecos e barbante;
  • e um avião, com palitos de madeira e papel.

Os educadores também deram um show nas apresentações dos produtos. Foi risada pra todos os lados! E eles relataram como essa experiência os fez ter reações e comportamentos típicos dos educandos. No ano que vem, todas as turmas do Colégio Sagrado terão acesso à Cultura Maker e vivenciarão a diversão que os educadores experimentaram na RIP.

 



Galerias

3ª RIP 2018 (3)

Ver galeria

3ª RIP 2018 (2)

Ver galeria

3º RIP 2018 (1)

Ver galeria