Você sabe quem foram os tropeiros? Sabe dizer de onde eles saíram, para onde iam e o que comiam? Pois, os educandos do 4º ano do Ensino Fundamental do Colégio Sagrado Coração de Jesus, de Curitiba, deram um show de conhecimento sobre este tema na noite do dia 27.

O evento sobre o Tropeirismo marcou o encerramento do Planejamento 2020 das turmas, sob responsabilidade das educadoras Marcia Bittencourt e Adrielle Goulart. O tema foi trabalhado em sala de aula e os educandos aprenderam tudo sobre a história dos tropeiros e a influência que tiveram no desenvolvimento das cidades.

As turmas estudaram a fundo o assunto e prepararam maquetes para expor à Comunidade Educacional e, caracterizados, eles apresentaram uma coreografia de dança com a música “O Tropeiro”, da dupla Milionário e José Rico.

No evento final, os convidados puderam ouvir um pouco mais sobre a vida dos tropeiros por meio de uma apresentação feita pelo “Bira”, guia turístico e responsável pelo Recanto Sagrado. Pais e filhos soltaram a voz para cantar “Romaria”, do compositor Renato Teixeira, enquanto aprendiam que a música era a forma que estes viajantes tinham para passar o tempo. Eles se deliciaram provando o tradicional Arroz Carreteiro, uma das comidas típicas dos tropeiros.

Vale ressaltar que o Planejamento 2020 é um projeto que contempla as turmas que vão desde a Educação Infantil até o Ensino Fundamental II, com objetivo de construir conhecimento científico e desenvolver a integralidade dos educandos. 




Galerias

Tropeirismo - Plano 2020 dos 4ºs anos (4)

Ver galeria

Tropeirismo - Plano 2020 dos 4ºs anos (3)

Ver galeria

Tropeirismo - Plano 2020 dos 4ºs anos (2)

Ver galeria

Tropeirismo - Plano 2020 dos 4ºs anos (1)

Ver galeria